Recall de Alimentos: o que você deve fazer

POR PariPassu

Após o acontecimento envolvendo a proteína animal, temos recebido com mais frequência a seguinte pergunta: “E agora, o que eu devo fazer na minha empresa?”.

Esta exposição na mídia sensibilizou todos os elos da cadeia de alimentos a prestarem mais e melhor atenção sobre o assunto Segurança do Alimento. É muito comum ouvir comentários dos consumidores, no momento da compra, questionando a qualidade do alimento: “será que tem problema?”.

Produtores, indústrias e distribuidores estão buscando alinhar seus processos e controles para ter informação e domínio sobre os pontos críticos que passam ou passavam despercebidos no dia a dia.

Recall, em português, é o procedimento gratuito pelo qual o fornecedor informa o público e/ou eventualmente o convoca para sanar os defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados. O objetivo essencial do recall é proteger e preservar a vida, a saúde, a integridade e a segurança do consumidor, além de evitar e minimizar prejuízos físicos ou morais. Fonte: Procon

No Brasil, a RDC 24 dispõe sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à ANVISA e aos consumidores foi discutida e aprovada em junho de 2015, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Retorna à mesa, literalmente, a necessidade de educação para a capacitação das equipes de trabalho, para que entendam o contexto do que devem monitorar e assumam o papel de atores principais responsáveis pela atividade que lhe foi confiada.

Abaixo algumas reflexões que temos sugerido como resposta para estas perguntas frequentes, lembrando que o foco é o controle do processo em todas as etapas da cadeia de abastecimento:

  • Do plantio a colheita ou do recebimento do produto à venda, você sabe o que acontece com a mercadoria?

  • Neste caminho do alimento, o que você considera crítico para garantir a qualidade e segurança do alimento?

  • Para estes pontos críticos considerados, o que você faz para controlar? E de que forma?

Estes 3 pontos ajudarão, sem dúvida, focar e canalizar as ações de melhoria. São aspectos básicos e muito simples, sem nenhum segredo, mas exigem a implementação prática e rápida.

Para ajudar neste desafio, o Time PariPassu mantém o compromisso: desenvolver soluções que facilitem e acelerem o caminho do alimento seguro.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Caderno de Campo, um aplicativo intuitivo para a gestão da propriedade agrícola, onde o produtor rural pode apontar os manejos de campo com receitas pré-estabelecidas e monitorar o período de carência.

No Sistema Rastreador, além de identificar a origem e destinos, a informação do produto colhido pode ser compartilhada com o packing house, garantindo a previsão do processamento.

Além disso, desenvolvemos o app CLICQ, uma solução para o Controle de Qualidade de produtos e processos com check lists (questionários) padrões para  diversos tipos de inspeções de qualidade (recebimento, processamento, armazenagem, expedição e outros), check lists padrões das principais certificações de alimentos (GlobalG.A.P., HACCP, ISO 22000 e Programa Global Markets) e Ponto de Venda (qualidade, embalagem, preço, concorrência).

Agora, apresentamos uma nova solução para a Cadeia de Frio, o Agrisense, uma solução para o monitoramento de temperatura e umidade em qualquer processo que influencie a qualidade do produto final.

Todas as informações geradas pelas soluções da PariPassu podem ser analisadas no Panorama, um painel que traz indicadores, com inteligência e agilidade,  fortalecendo a gestão do seu negócio.

E mais, para complementar a qualidade dos nossos serviços, buscamos empresas parceiras, especialistas e lideres em seu segmento, que disponibilizam vantagens aos nossos clientes. A Eurofins, líder mundial em análises laboratoriais, DNV para as auditorias dos protocolos de todos os varejos e indústrias e ContaAzul, sistema contábil simples, moderno e acessível.

Se você chegou no final deste texto, viu que tecnologia não é o problema. Conhecimento específico também não. Garanto que custo não é barreira.

Então, o que você deve fazer: você tem que querer!

E nós, estamos prontos para ajudar a fazer melhor e com resultados.

Baixe Conteúdos Gratuitos

Clique aqui para baixar grátis eBooks, Guias, Estudos de Casos e veja na prática como aplicar as Boas Práticas para a Segurança de Alimentos.

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Os 6 mandamentos de uma inspeção de qualidade

    continue lendo
  • PariPassu

    Semana da Auditoria: saiba o que fazer para não entrar em desespero!

    continue lendo