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10 fatos que você precisa saber sobre rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade de produtos chegou para ficar na indústria de alimentos. Afinal, com esse recurso, todos os elos envolvidos na cadeia agroalimentar conseguem estruturar melhor suas operações, antevendo possíveis sinais de falhas, corrigindo gargalos operacionais e, consequentemente, melhorando o padrão de qualidade dos produtos.

Neste conteúdo,  você verá algumas dicas para otimizar esse processo, aprendendo como fazer rastreabilidade de um produto de forma mais efetiva e benéfica para o seu negócio. Continue a leitura e descubra por que a tecnologia é uma grande aliada nesse percurso.

Neste conteúdo, você vai ler sobre:

  • Rastreabilidade de produtos: entenda o conceito
  • Quais são os objetivos da rastreabilidade de produtos? 
  • 10 fatos que você precisa saber sobre rastreabilidade de produtos

 

Rastreabilidade de produtos: entenda o conceito

A rastreabilidade de produtos é o conjunto de procedimentos que possibilitam identificar a origem de cada item no decorrer de uma cadeia produtiva.

A intenção é detectar essa origem e, a partir daí, acompanhar todo o fluxo de movimentação dos produtos mediante documentos registrados.

Dessa forma, as pessoas responsáveis por cada fase da cadeia agroalimentar conseguem ter uma dimensão exata do percurso do produto, antecipando-se a qualquer sinal de falha. Isso permite corrigir eventuais problemas com mais agilidade e eficácia, o que é fundamental para a gestão de qualidade e segurança no setor de alimentos.

 

Quais são os objetivos da rastreabilidade de produtos? 

O principal objetivo da rastreabilidade de produtos é favorecer o controle de qualidade dos itens. Nesse sentido, o “boom” das soluções tecnológicas e de uma sociedade mais consciente vem contribuindo para efetivar o processo de rastreabilidade, que já se tornou uma prática constante nas empresas do ramo alimentício.

A seguir, pontuamos outros objetivos da rastreabilidade de produtos:

  • Antecipação de falhas e correção de gargalos operacionais;
  • Proposição de melhorias contínuas no planejamento estratégico;
  • Alinhamento total entre todos os elos da cadeia agroalimentar;
  • Facilidade de comunicação e de acesso aos documentos registrados;
  • Controle de qualidade mais efetivo, ágil e criterioso.

 

10 fatos que você precisa saber sobre rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade de produtos, além de possibilitar o procedimento de recall com rapidez, eficácia, transparência e segurança da cadeia produtiva, colabora com a garantia da qualidade dos itens e agrega muito mais valor ao produto. A seguir, resumimos estes e outros benefícios do processo.

 

1. Favorece a cultura da inovação

A rastreabilidade é uma solução que permite conectar todos os elos da cadeia de suprimentos, possibilitando um fluxo de informação para o todo o mercado. E com a mudança de comportamento do consumidor, inovação é uma das palavras-chaves do seu negócio.

As empresas que estão na constante busca por oferecer soluções inovadoras estarão sempre na mente de seus clientes. A rastreabilidade pode ajudar a diferenciar seu produto da concorrência e contribuir para a gestão integrada do seu negócio.

 

2. Otimiza processos internos

Rastrear produtos significa otimizar uma série de processos internos indispensáveis para o controle de qualidade e segurança. Um exemplo são as próprias inspeções de qualidade, que ganham mais rapidez a partir das soluções de rastreabilidade.

Com um sistema que permite o rastreio dos produtos, o recebimento da matéria-prima pode ser realizado a partir da leitura do código de rastreabilidade, que os relacionam com as suas respectivas Fichas Técnicas. Isso facilita a aplicação de um questionário, contendo critérios de qualidade previamente estabelecidos.

Além disso, dependendo da plataforma, o inspetor de qualidade pode inserir fotos e comentários, o que permite evidenciar o resultado da inspeção e manter histórico do controle de qualidade para verificações futuras.

Com todas essas informações, é possível montar indicadores de desempenho e qualidade, que podem ser monitorados em tempo real para uma tomada de decisão mais segura.

Todo este processo é muito importante para o gerenciamento e automação de informações estratégicas das áreas produtivas e comerciais.

 

3. Proporciona agilidade e segurança em casos de recall

Ter todas as informações na mão para responder rapidamente casos de recall se torna menos complexo quando a empresa utiliza um sistema de rastreabilidade. Uma solução como esta facilita a identificação da origem e dos destinos dos produtos.

Na prática, a rastreabilidade permite obter informações mais detalhadas, detectando, inclusive, em qual etapa ocorreu a não conformidade.

Vale lembrar que denomina-se de não conformidade qualquer falha no processo produtivo que gera um resultado insatisfatório, provocado pelo não atendimento a um critério externo (legislações e normas, por exemplo) ou interno (procedimentos internos ou parâmetros de clientes, por exemplo).

 

4. Agrega valor aos produtos comercializados

A rastreabilidade de produtos, além de já ser uma realidade de mercado, reflete também no nível organizacional de uma empresa, reforçando uma imagem positiva do negócio. Ter todos os processos otimizados, automatizados e detalhados evidencia o alto nível de gerenciamento, colocando a sua empresa como uma referência no mercado.

 

5. Melhora o relacionamento com os fornecedores

A rastreabilidade passa por todas as etapas da cadeia produtiva, desde sua origem, distribuição para comercialização até o consumidor final, possibilitando a comunicação entre os elos. Isso é fundamental para fazer uma boa gestão de fornecedores, identificando as parcerias mais promissoras.

Ou seja, trata-se de solução estratégica de negócio para uma gestão de fornecedores baseada em informações de origem. Não à toa, essa metodologia já é adotada pelas indústrias e varejistas de diversos segmentos.

Saber quem são seus fornecedores é indispensável para todo o processo de gestão da qualidade. Ter essa clareza ajuda no acompanhamento de pedidos e avaliação de desempenho das parcerias estratégicas. 

 

6. Facilita a conexão com o consumidor final

Não basta ter um bom produto para se destacar no mercado ou então um ótimo processo de gestão de qualidade se seus consumidores não souberem nada disso.

É preciso desenvolver uma comunicação mais próxima com eles. Criar conexão com o consumidor, principalmente no ponto de venda, é um ingrediente certo para o sucesso.

Através da rastreabilidade de produtos, e por meio de algumas ferramentas específicas, o consumidor final conhece de onde vem aquele item, qual o caminho percorrido pelo produto e demais informações sobre o processo produtivo, diferenciais, como as certificações de qualidade

E a cereja do bolo: por meio da leitura do código de rastreabilidade (QR Code), o consumidor pode avaliar e comentar sobre a qualidade do produto adquirido. Lembre-se: não são todas as ferramentas que possuem todas as funções. Conheça o Rastreador PariPassu!

Essas informações ficam disponíveis para que produtores, distribuidores e varejistas acompanhem a qualidade dos lotes comercializados nos pontos de venda e realizem eventuais correções, contribuindo para aumentar a confiabilidade do consumidor.

 

7. Agiliza a gestão do estoque

Uma boa gestão de estoque, que utiliza o rastreamento de produtos, agiliza os processos de envios, recebimentos dos itens e controle dos preços de compra e venda. Para além disso, a rastreabilidade pode ser integrada às operações contábeis, como emissão de nota fiscal, permitindo assim um alinhamento mais efetivo entre os departamentos da empresa.

 

8. Dá suporte ao controle da qualidade

O controle de qualidade está vinculado à rastreabilidade. Inspecionar a qualidade de um produto é avaliar tecnicamente tudo que envolve a cadeia de produção.

Ter o código de rastreabilidade é fundamental para realizar a busca de histórico, fazer o monitoramento dos processos que são automatizados, agir rapidamente em casos de recall, comunicar-se diretamente com seus fornecedores, dentre outras ações que contribuem para uma gestão de qualidade ágil e eficiente.

No entanto, para que esse percurso se consolide na sua empresa, é necessário fomentar a cultura da qualidade entre os seus colaboradores. Defina junto a equipe quais são os indicadores-chave do processo, como será feito esse monitoramento e de que forma os resultados vão impactar na qualidade dos produtos.

Um controle de qualidade eficiente fará com que seu negócio seja reconhecido pela excelência na prestação do serviço. Isso resulta em clientes ainda mais satisfeitos com a sua marca, o que impulsiona o faturamento e a fidelização.

 

9. Gera indicadores sólidos para a Gestão de Qualidade

Muito bem! Sua empresa inovou, otimizou processos, transformou uma não conformidade em oportunidade, criou relacionamento com seus fornecedores, se conectou com o consumidor final, seguiu todos os passos de como fazer rastreabilidade de um produto para uma gestão eficiente de estoque, contábil e financeiro.

O próximo passo para o sucesso é fazer com que o processo de qualidade seja contínuo e detalhado. Afinal, quanto mais informações relevantes, mais qualificado será o seu produto.

A rastreabilidade contribui não somente para centralizar essas informações, mas também para o início de um processo irreversível que é o controle total de todas as etapas de um negócio.

 

10. Contribui para o sucesso do seu negócio 

O sucesso – sólido – do seu negócio acontecerá com base em uma gestão integrada e detalhada de todas as etapas que envolvem o seu produto final, considerando-se sobretudo a análise assertiva dos indicadores de qualidade.

Nesse sentido, a rastreabilidade de produtos não pode ser vista como a impressão de uma etiqueta para atendimento de compliance, porque isso é somente uma pequena fração de todo um processo de gestão da informação.

A rastreabilidade é, portanto, um pilar fundamental para o domínio minucioso do negócio, permitindo enxergar detalhes que farão diferença para que uma empresa se mantenha ativa na cadeia de suprimentos.

Ou seja, não basta ter domínio dos grandes processos – produção, compra, venda, contábil – é crucial conhecer o detalhe do dia a dia das operações. E isso só é possível quando a rastreabilidade de produtos é feita de forma efetiva, a partir de um bom suporte tecnológico.

No médio e longo prazo, sobreviverão somente as empresas que souberem utilizar estrategicamente as informações para projetar um crescimento sustentável.

 

Como fazer a rastreabilidade de produtos?

 A seguir, listamos um passo a passo básico de como fazer a rastreabilidade de produtos:

  • Identificação: essa etapa identifica os dados gerais do produto, relacionados à matéria-prima ou ao alimento in natura;
  • Procedência: aqui, confira dados sobre a data de recebimento do produto, de onde ele veio (origem) e em qual quantidade;
  • Destino: saiba para onde o produto seguirá dali em diante;
  • Transporte: registro de dados do transportador e da carga, como os endereços percorridos e o número de lotes de produto;
  • Motivos: essa etapa sinaliza os motivos pelos quais o produto está sendo encaminhado: abastecimento, reposição, estoque etc. 

 

Quais são os tipos de rastreabilidade de produtos?  

Os dois tipos mais frequentes de rastreabilidade de produtos são a rastreabilidade interna e a rastreabilidade externa. No primeiro caso, nos referimos à identificação das informações de origem produto, incluindo todas as etapas da produção.

Normalmente, a rastreabilidade interna acontece no “chão de fábrica”, isto é, no acompanhamento rotineiro dos ativos da cadeia agroalimentar, como as matérias-primas, maquinários, equipamentos, embalagens e todos os demais recursos necessários à produção.

A rastreabilidade externa, por sua vez, é mais voltada para a outra ponta da cadeia agroalimentar, favorecendo a gestão dos fornecedores pelos varejistas e também a percepção de valor do produto pelo cliente final.

Um exemplo muito comum de rastreabilidade externa acontece durante a expedição e rastreio de determinado produto: quando um produto é enviado ao transportador, isso gera um novo fluxo de informações e documentos relacionados a esse transporte. Assim, a empresa consegue informar claramente ao cliente final qual é a situação daquele item até o prazo de chegada.

Todos esses mecanismos citados ao longo do conteúdo evidenciam a importância da rastreabilidade de produtos para o alinhamento dos elos de uma cadeia agroalimentar, desde o produtor ao consumidor final. Como vimos, os avanços tecnológicos otimizam ainda mais este processo, dando agilidade aos monitoramentos e aumentando a confiabilidade das informações registradas.

Por isso, se você não quer ficar para trás nessa jornada, já sabe que o investimento em soluções de rastreabilidade é fundamental. 

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