Qualidade: do que estamos falando?

POR PariPassu

A definição de qualidade e sua utilização ocorre em situações e compreensões muito distintas ao longo da cadeia de abastecimento. O entendimento dos fluxos, de forma sistêmica e integrada, demanda um esforço continuo de alinhamento entre as pessoas e os processos, internos e externos, dos agentes e entre os agentes que se relacionam de forma interdependente para gerar valor ao negócio e à sociedade.

Para a qualidade, neste caso dos alimentos, existem definições como: conformidade com as exigências dos clientes, relação custo/benefício, adequação ao uso, valor agregado, fazer certo da primeira vez,  produtos e/ou serviços com efetividade.

Independente da estratégia da empresa, a atenção à qualidade é uma posição decisória em um ambiente complexo e competitivo, pois permite a construção de uma relação de lealdade entre pares e o consumidor final do produto.

O ambiente de aplicação do controle de qualidade deve focar em prevenir e reduzir problemas ao longo da cadeia de abastecimento, do campo a mesa, garantindo segurança do alimento, qualidade nutricional e atendimento a uma demanda de disponibilidade do alimento.

Na PariPassu, desenvolvemos a solução CLICQ (Check List Inspeção e Controle de Qualidade), permitindo a automação do controle de qualidade dos produtos e processos. O CLICQ, integrado com a rastreabilidade e os padrões de automação logística, trouxe uma dinâmica de controle e avaliação no recebimento de packing house e centrais de distribuição de forma muito rápida, simples e segura.
Por exemplo, com o cálculo do plano amostral automático baseado no volume de entrega, a associação das fotos aos parâmetros estabelecidos em fichas técnicas, permitiu a redução, em alguns casos,  cerca de 20 minutos por item avaliado. Na somatória de uma operação diária, são economizados cerca de 13 horas, dependendo do número de cargas avaliadas. Em um total de 30 dias de operação, são cerca de R$ 20 mil ganhos pela melhoria da eficiência dos processos.
telas_clicq

Outros impactos estão sendo mensurados como, por exemplo, incremento na qualidade visual do produto  e redução das perdas. Os relatos dos nossos clientes são positivos.

Mantemos nosso compromisso: construir um ambiente para a conexão direta entre os pares e permitindo o compartilhamento das informações de interesse e gerar negócios.

Contamos com todos para o movimento do Alimento com Propósito!

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    O que a sua empresa ganha investindo na Gestão de Fornecedores?

    continue lendo
  • PariPassu

    Não Conformidade e Plano de Ação: entenda o que fazer

    continue lendo