Por que sua empresa precisa fazer projeção de vendas?

POR PariPassu

Experimente ouvir este post para entender a importância de fazer projeção de vendas, é só clicar no play abaixo!

A projeção de vendas é uma maneira de estimar o volume de vendas esperado dentro de um determinado período de tempo, analisando dados que impactam diretamente o seu segmento de atuação.

Todas as empresas querem vender mais, aumentar suas participações em seus clientes, melhorar suas margens. Porém, estes pontos não acontecem acidentalmente, eles são reflexo de um planejamento bem feito pautado em informações estratégicas. Com estes dados em mãos, é possível traçar estratégias e objetivos que vão impulsionar suas vendas e o crescimento do seu negócio.

Se uma empresa não sabe o que esperar de suas vendas no futuro, como conhecerá qual será a receita e faturamento esperados para este período? Ter compreensão destas informações é fundamental para um planejamento em acordo com a real necessidade e capacidade que uma organização pode alcançar.

Mas você sabe o que significa a projeção de vendas e como fazê-la? Neste post vamos abordar estes pontos e te mostrar qual a importância dela no seu negócio.


O que é a projeção de vendas?

É um método para estimar o quanto será vendido no próximo ano, semestre ou mês, por exemplo. Para obter esta informação, devem ser analisados dados referentes ao histórico de vendas, tendências de mercado, sazonalidade, capacidade de produção e equipe de vendas.

Após levantadas essas informações, a projeção de vendas deve traçar um planejamento para que a empresa esteja preparada para o volume de saídas que terá e quais serão os picos de saídas. O uso desta estratégia evita que ocorram erros, perda de clientes importantes e prejuízos financeiros.

Por que a sua empresa deve fazer a projeção de vendas?

Existem inúmeros problemas que podem ser prevenidos quando se antecipa o volume de vendas esperado, como mencionamos no parágrafo anterior. Além deles, a adoção desta estratégia traz benefícios importantes.

Uma empresa que sabe o que esperar para o futuro – tendo clareza sobre em qual época do ano ocorre um maior volume de vendas ou sabendo quais produtos são mais vendidos em cada época – poderá direcionar seus recursos de forma a evitar que sejam desperdiçados em um período em que suas vendas são pouco representativas.

Sabendo quando e o que está sendo mais vendido fica mais fácil identificar falhas e pontos fracos do seu negócio. A partir daí, você pode programar campanhas para impulsionar suas vendas nestas épocas. Aproveitar as oportunidades previamente mapeadas podem ampliar o número de clientes  e também colocar sua empresa como referência no seu segmento de atuação.

Quando uma empresa conhece o mercado em que atua, estará preparada para corresponder à sua necessidade e evita, por exemplo, o acúmulo de produtos em estoque causado por uma produção com volume maior do que a saída de venda.

Quer começar, mas não sabe como?

Existem diversos métodos que ajudam seu negócio a fazer a projeção de vendas, mas para todos, é fundamental o acesso à três informações básicas:

  1. Analise as experiências passadas

    Obtenha a maior quantidade de dados de venda dos períodos anteriores e, para cada um deles, analise se foram realizadas ações – como promoções ou campanhas de marketing – que possam ter provocado este resultado. Para conseguir informações precisas, baseie-se em dados verdadeiros, evite aproximações e tenha um registro real daquilo que foi vendido.

  2. Conheça as tendências do mercado

    Entenda como seu mercado se comporta, se existe uma sazonalidade para a aquisição de certo tipo de produto, se o volume de venda tende a crescer ou reduzir nos próximos meses e o qual será o tamanho deste crescimento ou redução. Para isso, verifique pesquisas econômicas em relação ao setor e acompanhe sua concorrência.

  3. Saiba como seus produtos contribuem nas suas vendas

    Você conhece seus produtos e o quanto cada um deles representa no seu faturamento? Já falamos aqui sobre técnicas para obter estas informações, mas é importante ir além disto. Inteire-se sobre o custo de produção de cada um eles e qual sua contribuição para o lucro da empresa e, a partir daí, calcule quantas unidades você precisa vender para alcançar o lucro seu negócio precisa.

Para diferenciar e garantir o sucesso do seu negócio no mercado, planeje suas atividades e trace estratégias com base em indicadores precisos. Soluções que permitem o acompanhamento do volume vendido em cada período do ano e para qual cliente vão ajudar no planejamento de passos futuros.

Além disso, trabalhe junto com seu time de marketing para atrair novos consumidores, sobretudo nos períodos em que há uma queda esperada nas vendas. Assim, você poderá alocar investimentos e montar campanhas que vão gerar resultados importantes.

Queremos saber como funciona a projeção de vendas na sua empresa! Deixe um comentário e conte pra gente quais são os desafios e soluções que você tem encontrado para fazer uma projeção de vendas que faz diferença!

+ Conteúdos Gratuitos

Saiba mais sobre os pilares que abrangem a cadeia de suprimentos. Baixe agora o nosso Check List da Virada e confira as melhores práticas para adotar ou melhorar em 2018.

 

 

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    O comportamento coletivo para gerar resultados

    continue lendo
  • PariPassu

    PariPassu e Genesis Group comunicam associação ao mercado

    continue lendo