Fornecedor: como evitar a devolução de mercadorias em supermercados
A devolução de mercadoria em supermercados nunca é um bom indicador para o seu negócio. Além de designar uma insatisfação do seu cliente, isso gera diminuição do seu lucro.
A devolução de mercadoria em supermercados nunca é um bom indicador para o seu negócio. Além de designar uma insatisfação do seu cliente, isso gera diminuição do seu lucro.
Pela efemeridade de alimentos perecíveis é preciso ter uma atenção especial ao realizar a gestão em mercados e hortifrutis, desde o seu recebimento até a apresentação na gôndola.
R$7,6 bilhões. Segundo a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, esse é o valor em reais de perdas do setor mercadista no ano de 2021.
As quebras e rupturas são as grandes inimigas dos supermercados. A falta de produtos no estoque e na gôndola resulta na queda das vendas, insatisfação do cliente e, consequentemente, redução do faturamento.
Nas indústrias alimentícias todos os processos devem ser bem estabelecidos e com o mínimo de erros possíveis, pois esses produtos devem chegar até a casa dos consumidores seguros para o consumo.
Você, produtor rural, que lida diariamente com atividades como plantio, aplicação de defensivos, colheitas e faz o controle e registro dessas informações, sabe o quanto esses dados são importantes para você, certo?
Em algum momento você, que trabalha no setor varejista, já deve ter ouvido falar de Business Intelligence, um conceito muito comum na rotina de empresas que estão preocupadas em alcançar resultados acima da curva.
Indústrias do setor alimentício possuem diversas rotinas e processos a serem cumpridos diariamente. Desde indústrias de pequeno porte até multinacionais, é necessário atenção na hora de realizar esses procedimentos para que não haja erros operacionais.
Certificações servem para atestar que certos parâmetros estão sendo seguidos dentro da sua produção. Para produtores rurais, as certificações mais conhecidas são GLOBAL.G.A.P., Global Markets, Orgânicos e até mesmo Certified Humane (certificação de bem estar animal).
O controle de segurança de alimentos é uma das boas práticas de gestão da qualidade e quando este gerenciamento já faz parte naturalmente da rotina da empresa, surge a necessidade de ter o aprimoramento e reconhecimento pelo trabalho realizado.
Desta forma, as empresas buscam as certificações, para atestar que seus processos e produtos são de qualidade, e, sobretudo seguros.
Atualmente as certificações de alimentos já fazem parte do nosso dia a dia, seja na hora de escolher algum produto, no supermercado, ou na hora de comprar e vender produtos para distribuidores e indústrias.
Os conceitos da qualidade foram iniciados e introduzidos no Japão pelo estatístico W. E. Deming, logo após a Segunda Guerra Mundial, a convite da empresa japonesa Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE).
Perder mercadorias é sinônimo de perder dinheiro, e sabemos que qualquer ponto percentual na margem de lucro faz diferença para um negócio varejista. Portanto, priorizar a prevenção de perdas no varejo pode ser o caminho para incrementar sua receita.
Você já ouviu falar em uma agricultura que utiliza de forma consciente os recursos naturais, respeita o meio ambiente e assegura as necessidades de produção das futuras gerações?
Essa proposta é definida como agro sustentável.
A rastreabilidade de alimentos possibilita transparência e segurança na cadeia produtiva, além de agregar valor ao produto final.