Os 6 mandamentos de uma inspeção de qualidade

POR PariPassu

A Inspeção de Qualidade é uma etapa chave para a garantia da qualidade de um processo e do produto final. Além disso, é uma fonte de informação preciosa para a Gestão da Qualidade e análise de desempenho.

É impossível gerenciar aquilo que não é medido, já dizia William Edwards Deming. Mas, será que na sua empresa esse processo está bem definido e orientado para gerar resultados estratégicos?

Para te ajudar a responder essa pergunta, apresentamos para você os 6 mandamentos de uma Inspeção de Qualidade.

1 – Amar os princípios da gestão da qualidade sobre todas as coisas

Podemos citar como princípios da Gestão da Qualidade, o foco na satisfação do cliente, liderança, engajamento dos colaboradores, tomada de decisão baseada em indicadores, melhorias contínuas e gestão de relacionamento com os fornecedores.

A gestão da qualidade é um valor para o negócio e tem como objetivo garantir eficiência em todas as fases da cadeia produtiva e, assim como os procedimentos, não deve ser vista como uma obrigação e sim como um método que traz vantagens competitivas.

2 – Não cobiçar uma inspeção de qualidade sem ter um planejamento detalhado

O planejamento é essencial para excelência da inspeção de qualidade, é nele que será detalhado e definido o tipo de inspeção realizada (por atributos,  por variáveis ou por amostragem), quem será o responsável, qual o material será utilizado na inspeção, o tipo de produto, a quantidade a ser inspecionada e todas as outras ações que devem ser tomadas durante o processo de inspeção.

Portanto, o planejamento além de favorecer a produtividade em uma inspeção, é também uma forma de organizar e conduzir as atividades para que sejam executadas com mais assertividade. Agir sem planejar gera retrabalho!

3 – Não matarás o planejamento estratégico, defina os objetivos dos indicadores

São os indicadores que medem os resultados das inspeções realizadas e, como tudo na vida, para se alcançar resultados é preciso definir os objetivos para alcançar o lugar onde se ambiciona chegar.

Na Gestão de Qualidade, estabelecer os objetivos dos indicadores é fundamental para que a empresa tenha informações mais concretas para tomada de decisão.

Os indicadores são importantes aliados do processo de inspeção, pois trazem informações seguras dos pontos críticos, além disso, são uma alternativa inteligente para melhorias nos processos e na prevenção de falhas futuras, não podem ficar de fora das inspeções.

4 –  Não inspecionarás em vão

Para que o processo da inspeção de qualidade seja eficaz é indispensável definir quais critérios e parâmetros são críticos para qualidade final do produto, pois além de otimizar o processo, conhecer estes aspectos evita também que um produto não conforme chegue ao consumidor final.

Mas, não adianta apenas priorizar processos e inspecionar as etapas mais relevantes, é preciso também analisá-las e agir rapidamente para corrigi-las.

5 – Não pecar nas ações de trade marketing, acompanhe tudo de perto

Um erro muito comum que muitas empresas cometem é não monitorar a qualidade e exposição de seus produtos no ponto de venda.

Produtores, indústrias e distribuidores precisam ter conhecimento sobre o desempenho de seus produtos e de que forma estão sendo apresentados para o consumidor.

Produtos posicionados estrategicamente nas gôndolas geram resultados significativos e para garantir a exposição correta é fundamental que se faça um acompanhamento em tempo real das ações de trade marketing, por exemplo, monitorar as atividades dos promotores de vendas.

6 – Honrar o trabalho contínuo

O trabalho contínuo de inspeção é um dos pilares para que uma empresa tenha um alto desempenho na gestão da qualidade. É como uma engrenagem de bicicleta, no início são feitos grandes esforços para que a bicicleta ande, se você parar de pedalar, gradualmente a bicicleta irá diminuir a velocidade. O trabalho contínuo é um movimento cíclico, que pode e deve transformar a inspeção de qualidade em um hábito consciente dentro da empresa.

Siga os 6 mandamentos da inspeção de qualidade à risca e não espere alguma falha acontecer. Antecipe-se. A Inspeção de qualidade é uma atividade estratégica que precisa estar alinhada com a missão, visão e valores da empresa. 

Quer aumentar a eficiência de gestão da qualidade na sua empresa? Baixe agora nosso Kit Completo de Gestão da Qualidade e aprenda todos os conceitos e exemplos práticos que você precisa para gerar mais resultados.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    3 dicas imbatíveis para um controle de estoque eficiente

    continue lendo
  • PariPassu

    Avaliação de fornecedores: 2 excelentes métodos que você precisa testar

    continue lendo