O que a sua empresa ganha investindo na Gestão de Fornecedores?

POR PariPassu

Uma boa Gestão de Fornecedores impacta positivamente no desempenho de todo processo da cadeia produtiva, gerenciar este relacionamento contribui para as excelentes práticas da gestão de qualidade.Você não pode ler, que tal ouvir este artigo? Clique no player abaixo e experimente!

Quantidade, qualidade, prazo e preço, esses são atributos que toda empresa busca de seus fornecedores. Conhecê-los e saber quais deles oferecem produtos com características favoráveis ao seu negócio pode ser uma grande vantagem competitiva.

Implantar processos de inspeções e de monitoramento, e comparar estes resultados de maneira periódica com auxílio de indicadores, ajuda  sua empresa a caminhar em direção aos objetivos definidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade.

Quando se entende que esse tipo de estratégia apoia o crescimento da organização,  o gerenciamento das compras passa a ser incorporado como parte imprescindível  à entrega de um produto satisfatório ao cliente. Veja pontos relevantes:

1. Qualidade: Comprar melhores produtos!

Você pode avaliar seus fornecedores sob critérios relativos à qualidade através da análise de documentações, exigências fiscais e qualificações técnicas dos produtos. É importante não analisar apenas a qualidade mínima esperada na compra, mas, também, outros padrões de qualidade que o fornecedor pode oferecer, como um diferencial.

Realizar Inspeções de Recebimento nas suas mercadorias, com a utilização de fichas técnicas, é uma forma fácil e padronizada de avaliar a qualidade dos produtos recebidos. Além disso, adquirir produtos de qualidade significa evitar uma potencial quebra na área de venda por motivos de falta de qualidade, justamente por isso é interessante buscar fornecedores que reconheçam suas deficiências e estejam dispostos a implantar programas de melhoria contínua.

2. Preço: Melhores condições de negociação

Além da qualidade dos produtos, o preço é sempre um fator de decisão na hora da compra. Os fornecedores que entregam os menores preços nem sempre são os que entregam a melhor qualidade.

Para buscar o “melhor”, e não o menor, preço é importante analisar – através das inspeções de qualidade, por exemplo – qual fornecedor oferece o melhor custo-benefício, possibilitando a negociação e a conquista de preços  mais competitivos. Ou seja, o percentual de desconto que é conquistado na negociação supera o potencial risco de descarte e ruptura na gôndola?

3. Rastreabilidade

A rastreabilidade também se destaca para uma gestão de fornecedores por ser uma ferramenta confiável e eficiente de acompanhamento de pedidos. Identificar as origens e destinos dos insumos e produtos comercializados é uma forma de dar segurança e transparência às informações, facilitando respostas rápidas e precisas em casos de recall, por exemplo.

4. Transparência e Confiabilidade

É importante que fornecedores e compradores trabalhem de maneira conjunta na busca de soluções que tragam vantagens competitivas a ambos. O fornecedor deve ser confiável e ter uma reputação sólida, bem como uma saúde financeira estável, ou seja, uma confiabilidade relacionada ao cumprimento do pedido, regularidade na entrega e saúde financeira para acompanhar os prazos de pagamento.

Fornecedores que comprovem sua conformidade com legislações e tenham certificações de qualidade, demonstram seu comprometimento com a qualidade e com a transparência com seu cliente varejo e com o consumidor final. Assim como os compradores incentivam a entrega desses produtos, exigindo qualidade e certificações.

Gestão de fornecedores na prática

Para conseguir analisar de forma concreta os pontos citados acima, é preciso ter informações que permitam uma análise clara e rápida. Indicadores de desempenho auxiliam esse processo, permitindo que você analise quais os fornecedores  entregam o maior volume, relacionado à qualidade desses produtos e dos descartes.

Veja este exemplo:

gestão de fornecedores

Esse gráfico mostra a relação entre o volume que cada um dos fornecedores entrega e  a sua nota de avaliação – baseada em critérios de qualidade, preço, rastreabilidade e confiabilidade. A partir  desse indicador, podem ser feitas algumas seguintes análises, por exemplo:

a) O fornecedor Mini Frutas tem volume de entrega e nota de avaliação baixas. Por isso, dependendo da representatividade dos produtos deste fornecedor em seu faturamento, pode ser interessante reavaliar a necessidade de seguir comprando desta empresa.

b) A Fazenda da Sara entrega um alto volume de produtos, porém sua nota de avaliação é muito baixa. Atuar junto a este fornecedor para melhorar sua qualidade pode impactar significativamente na qualidade dos produtos entregues ao cliente final e evitar uma quebra de volume elevado.

c) “Frutas do Sul” representa o fornecedor ideal, uma vez que o volume entregue é tão alto quanto suas notas de inspeção, ou seja, provavelmente sua representatividade no faturamento  está aliada a produtos entregues com alta qualidade.

Depois de conhecer e entender quais são os pontos fortes e fracos dos seus fornecedores, passa-se ao momento de analisar quais serão as ações tomadas para desenvolvê-los, para que possam entregar produtos dentro do padrão esperado e nos prazos estabelecidos.

Fornecedores e compradores quando estabelecem um canal de parceria, em um trabalho conjunto, na busca de melhores soluções, encontram vantagens competitivas. A ausência de uma Gestão de Fornecedores estruturada compromete o funcionamento da sua empresa, traz o aumento de custos e prejudica sua imagem perante o consumidor final.

Esses elementos compõem uma estratégia importante para garantir o crescimento sustentável do varejo em alinhamento com a capacidade e qualidade de entrega dos fornecedores, visando o atendimento dos clientes com qualidade e segurança. Analisar indicadores de resultado das avaliações de fornecedor dá as informações necessárias para definir planos de ação e oportunidades de melhoria.

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