Integração do Sistema Rastreador ao padrão de identificação GS1-128

POR PariPassu

Do campo à mesa, as soluções da PariPassu, especialmente o Sistema Rastreador, disponibilizam os padrões de identificação GS1, integrando as áreas de Logística, Qualidade e Comercial, tendo como objetivos principais a agilidade e eficiência dos processos e a transparência da informação entre os elos da cadeia produtiva de alimentos.

O Sistema Rastreador integra-se ao Caderno de Campo (registro dos manejos de campo), ao Controle de Qualidade dos processos e aos Sistemas EDI das redes de varejo.

Seguindo esta lógica, o incremento da complexidade dos processos é gradativo e obedece a capacidade e velocidade de cada cliente, sempre buscando indicadores mensuráveis, preferencialmente derivados da automação dos padrões e processos.

De maneira geral, é possível observar este fluxo das informações melhora o conhecimento dos Pontos Críticos de Controle associados ao caminho do alimento, principalmente sobre a qualidade, e por consequência, gera maior e melhor controle, reduzindo os indicadores de ruptura e quebra em cada etapa.

Por fim, a replicabilidade da metodologia das nossas soluções, como o Sistema Rastreador, associados aos padrões de identificação da GS1, é possível ter escala, imprimindo velocidade na sua adoção.

Da teoria a prática

A adoção do padrão de etiqueta GS1-128 pelo Sistema Rastreador no setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), visa a eficiência da operação do campo ao varejo, disponibilizando funcionalidades de automação que se encaixem aos diferentes tipos de processos e clientes.

Com a utilização do padrão de etiqueta GS1-128 é possível incluir informações adicionais do produto tais como: número do lote, data de validade e outras informações pertinentes.

Além disso, o desenvolvimento do padrão de etiqueta GS1-128 no Sistema Rastreador está homologado para os diferentes hardwares de impressão e facilmente ajustado para as demandas das diferentes redes de supermercados brasileiros.

Através desta funcionalidade, a escalabilidade para o atendimento ao padrão se tornou viável imprimindo ganhos de eficiência de processos entre fornecedores e supermercados.

O padrão de etiquetas GS1-128 está disponível no Sistema Rastreador, online e através das informações fornecidas pelos usuários nos cadastros basilares, a impressão final é muito simples e rápida.

O padrão de etiqueta diferencia-se em 2 modelos específicos, sendo:

– Etiquetas de Pallets;
– Etiquetas de Caixas.
Aprendizados

A utilização de um padrão de identificação através do Sistema Rastreador permitiu vantagens e benefícios imediatos aos elos da cadeia produtiva:

Facilidade e velocidade de adequação as demandas do varejo brasileiro (total de 15 dias para atendimento a demanda);

  • Alta velocidade de impressão, sem necessidade de configuração;
  • Redução de 100% do erro humano na impressão das etiquetas;
  • Zero impacto no atual processo de rastreabilidade e identificação de caixas e pallets para os clientes da PariPassu;
  • Alta velocidade de aprendizagem sobre a adoção devido aos treinamentos e capacitação oferecidos pela GS1 e também pela PariPassu;
  • Potencial de mais de 15.000 unidades produtivas, fornecedores dos distribuidores que atendem o varejo nacional para adoção do Padrão de Etiquetas GS1-128.

Existe ainda a evolução do processo de rastreabilidade alinhado aos padrões internacionais de identificação e recall junto ao consumidor final.

Com este processo é possível ofertar um alimento mais controlado através da relação de transparência entre os elos da cadeia produtiva, pois a PariPassu conecta o produtor ao consumidor, permitindo o fluxo de informação direto entre as partes.

A funcionalidade de impressão automatizada do padrão GS1-128 diretamente no Sistema Rastreador abre um novo caminho para a gestão de abastecimento na categoria FLV, associando aspectos técnicos e o controle de qualidade.

+ Conteúdos

Para te ajudar entender como funciona a Rastreabilidade de Alimentos e o Controle de Qualidade, clique aqui e baixe grátis o Kit Boas Práticas para a Segurança do Alimento.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    5 aprendizados sobre Inspeções de Qualidade de Processos

    continue lendo
  • PariPassu

    A sua empresa está preparada para recall de alimentos?

    continue lendo