Melhores práticas para inspeção de qualidade em varejos

POR PariPassu

Se preferir, você também pode ouvir esse post e aprender sobre as melhores práticas para inspeção de qualidade em varejos, basta clicar no player abaixo.

A inspeção de qualidade em varejos serve para avaliar a qualidade dos produtos e processos, garantindo que os critérios qualitativos estabelecidos por normas, políticas internas e legislação sejam atendidos, esta prática contribui para a prevenção das quebras e rupturas, redução de devoluções, garantindo o faturamento esperado.

Inspecionar a qualidade deve ser uma rotina contínua inserida na cultura organizacional do varejo. As informações coletadas na inspeção de qualidade servem de base para análise de performance do supermercado e eficácia de gestão da qualidade.

Além disso, é possível associar a inspeção de qualidade à rastreabilidade do produto, permitindo que o varejo tenha controle total sobre a qualidade dos produtos recebidos por fornecedor, produto e período, informações essenciais para fazer a gestão de fornecedores e responder casos de recall.

Neste post elencamos as melhores práticas de inspeção de qualidade para você aplicar no seu varejo. Vamos lá!

# Utilização de POP para inspeção de qualidade em varejos

O uso do procedimento operacional padrão (POP) para inspeção de qualidade em varejos tem como objetivo manter a padronização e excelência dos processos. É um documento que descreve detalhadamente todas as ações fundamentais para o melhor exercício das atividades.

O POP é uma ferramenta que orienta o trabalho dos colaboradores sobre cada uma das tarefas e responsabilidades.

Ao elaborá-lo certifique-se de que a linguagem não seja muito complexa, é fundamental que todos os funcionários envolvidos na inspeção de qualidade possam entender claramente o que fazer e como realizar as demandas descritas no procedimento operacional padrão.

As informações especificadas no POP devem auxiliar os colaboradores a efetuarem as atividades passo-a-passo, por exemplo:

  • Título do procedimento – nome do procedimento;
  • Objetivo – motivo ou razão para fazer tal processo;
  • Documentos de referência – quais documentos poderão ser consultados por quem estiver realizando a inspeção;
  • Área de aplicação – setor do supermercado onde o POP será aplicado. Por  exemplo, neste contexto, o POP pode ser empregado na inspeção de qualidade de recebimento de produtos e recall de alimentos;
  • Siglas – siglas utilizadas no procedimento operacional padrão, deverão ser explicadas, por exemplo, FLV = Frutas, Legumes e Verduras, CD = Centro de Distribuição, NC = Não Conforme, SGQ = Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Definições – detalhamento de cada etapa das atividades, executores e responsáveis;
  • Fluxograma – caso hajam ilustrações em forma de gráficos e símbolos geométricos referentes às atividades, um fluxograma deve ser incluídos no POP;
  • Monitoramento – o que será monitorado, como será este monitoramento, frequência do monitoramento e quem irá monitorar;
  • Ação corretiva –medidas tomadas para eliminar a origem de uma não conformidade;
  • Registros – apontamento da qualidade gerada pelas tarefas deste procedimento;
  • Gestor do POP e responsável – quem elaborou e quem será responsável pela execução do procedimento;

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# Aplicação de fichas técnicas para inspeção de qualidade em varejos

O emprego de fichas técnicas nas inspeções de qualidade em varejos garante que os produtos sejam comercializados dentro dos parâmetros ideais de qualidade.

Por exemplo, a inspeção de qualidade no recebimento de uma carga de mamão será realizada a partir de um check list (questionário) e ficha técnica que permitem avaliar aspectos como a coloração, estágio de maturação, peso da embalagem e outros critérios.

inspeção de qualidade em varejos
Figura: Modelo Pronto de Ficha Técnica disponível no aplicativo CLICQ da PariPassu.

As fichas técnicas para cada produto são ferramentas importantes para o varejo, porque possibilitam a padronização da qualidade dos produtos, reduzindo as devoluções e garantindo as vendas.


# Avaliação e acompanhamento dos fornecedores

Ter conhecimento sobre quem são os fornecedores e a qualidade de suas entregas são informações fundamentais para garantir o desempenho do varejo.

Segundo a ABRAS, o índice de perdas no faturamento líquido das lojas representa 2,26%, o equivalente a 7,14 bilhões de reais por ano.

Para fazer a avaliação e acompanhamento de fornecedores, o varejo também pode contar com o resultado da inspeção de qualidade do recebimento do produto, um indicador importante para fazer a avaliação e classificação de fornecedores porque estará baseado em critérios como:

  • A qualidade dos produtos está conforme?
  • Os produtos apresentam rastreabilidade?
  • A embalagem está conforme?
  • O prazo de entrega foi cumprido?
  • Os aspectos de armazenagem e transporte são adequados?

Nesta primeira tabela podemos observar a evolução das notas de inspeção de qualidade por fornecedor.

inspeção de qualidade em varejos
Figura: Exemplo do acompanhamento das notas de inspeções de qualidade de produto, disponível no aplicativo CLICQ da PariPassu.

Na segunda tabela temos o ranking de classificação.

inspeção de qualidade em varejos
Figura: Exemplo de Ranking de Fornecedores, indicador de gestão disponível no aplicativo CLICQ da PariPassu.

Este acompanhamento permite identificar as potencialidades e fragilidades dos fornecedores, possibilitando qualificar e compreender quem são os seus melhores e piores fornecedores, fatores fundamentais para a prevenção de perdas.

Os procedimentos operacionais, as inspeções de qualidade, as fichas técnicas e avaliação de fornecedores são práticas que podem e devem ser adotadas por qualquer varejo, independente do tamanho da operação ou da base de fornecedores.

E aí gostou deste post? Então você também vai gostar de ler o post como fazer o gerenciamento de fornecedores no varejo.

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