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Conceitos da qualidade: tudo o que você precisa saber

Os conceitos da qualidade foram iniciados e introduzidos no Japão pelo estatístico W. E. Deming, logo após a Segunda Guerra Mundial, a convite da empresa japonesa Japanese Union of Scientists and Engineers (JUSE).

Desde então, esses conceitos de qualidade vêm agregando valor para inúmeras empresas em todo o mundo. No setor de alimentos não é diferente. Afinal, fazer uma boa Gestão de Qualidade nesse segmento é essencial para preservar a segurança do consumidor.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica tudo sobre o conceito de qualidade aplicado ao setor alimentício. Continue a leitura, conheça os conceitos que você precisa dominar e veja quais são os 7 pilares de uma gestão de qualidade efetiva.

 

Conceito de qualidade: entenda

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Aplicar o conceito de gestão da qualidade no setor de alimentos é fundamental não só para garantir o melhor desempenho na entrega dos produtos finais ao consumidor, mas também para evitar falhas operacionais que poderiam causar prejuízos financeiros ou até mesmo comprometer a segurança do cliente.

Nesse sentido, podemos dizer que os conceitos de qualidade perpassam uma série de aspectos essenciais para que se alcance a melhor performance do serviço prestado. Entre esses aspectos destacam-se: desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento.

 

4 conceitos da qualidade que você precisa dominar

A seguir, listamos os 4 conceitos da qualidade que fundamentam uma operação eficiente nas empresas do ramo de alimentação. São eles:

 

1. Inspeção da qualidade

A inspeção da qualidade, como o próprio nome indica, é o ato de conferir todos os parâmetros estabelecidos pela gestão interna em torno do desempenho das operações. Isso inclui, por exemplo, o cumprimento das legislações vigentes.

No setor de alimentos, é muito comum que essa atividade seja realizada com o auxílio de

checklists, para que nenhuma informação passe despercebida. Assim, as equipes fazem a observação e julgamento dos produtos e/ou processos a partir de parâmetros preestabelecidos.

Ao final de cada rotina de inspeção, é necessário que seja feito um plano de ação para as não conformidades encontradas. Dessa forma, é possível manter o padrão de qualidade estabelecido inicialmente pela gestão.

 

2. Controle de qualidade

O controle da qualidade é a fase em que os critérios de verificação e inspeção serão definidos. Nessa etapa, também são traçados os Planos de Ação para cada possível não-conformidade que poderá ser encontrada ao longo das inspeções.

Assim, ao se deparar com uma não-conformidade, já estará definido quais serão os próximos passos a serem seguidos. Ou seja, os checklist que são aplicados lá na inspeção, são construídos aqui.

As medições realizadas durante o controle de qualidade tornam-se, assim, entradas para o processo de Garantia da Qualidade.

 

3. Garantia da qualidade

A garantia da qualidade é a certificação de que os padrões pré-definidos estão sendo devidamente cumpridos. Mas como fazer isso na prática? Por meio de auditorias internas. 

Isso mesmo, é preciso auditar cada processo já estabelecido dentro do seu Sistema de Gestão da Qualidade.

O objetivo dessa tarefa é corrigir as não-conformidades apontadas no controle de qualidade, e, na sequência, determinar se os produtos entregues estão de acordo com as políticas estabelecidas pela empresa.

 

4. Gestão da qualidade

A gestão da qualidade é a parte final de todo o processo de qualidade, ou seja, é o elo entre o controle e a garantia da qualidade. 

Essa etapa consiste na análise de todos os dados gerados pelas etapas anteriores: inspeções, não-conformidades, planos de ação e relatórios de auditoria.

Essa avaliação é baseada no acompanhamento de indicadores. A tarefa decorre da coleta, organização e ordenação dos dados que darão às equipes uma visão clara de todo o processo, possibilitando à alta direção quantificar, medir e garantir a eficiência operacional.

 

7 pilares da gestão da qualidade

No tópico acima, falamos dos 4 aspectos essenciais para aplicar os conceitos de qualidade na prática. Agora, falaremos de 7 pilares que sustentam os procedimentos anteriores, de modo que toda a equipe se mantenha alinhada e focada em garantir o melhor desempenho possível das operações. Vamos lá!

 

1.  Foco no cliente

O cliente é parte interessada do seu negócio e desenvolver produtos e serviços pensados para eles é uma estratégia vital para o crescimento de qualquer empresa. 

Uma boa prática para esse princípio da qualidade é bastante simples: alinhe na negociação as necessidades dos clientes, trate como requisitos fundamentais a serem cumpridos e realize inspeções de qualidade

 

2. Liderança

A liderança é a capacidade de conduzir uma equipe de forma tática e direcionada para que o time realize suas tarefas com qualidade. Uma boa liderança possibilita o engajamento e o comprometimento dos colaboradores, assegurando que todo o time esteja alinhado com os propósitos da empresa.

 

3. Comprometimento das pessoas

A participação e comprometimento de todos, inclusive dos membros da alta gestão, contribui para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) eficaz. Colaboradores capacitados compreendem a importância da qualidade em suas atividades, dessa forma, estão habilitados e preparados para alcançar as metas estabelecidas. Por isso, a cultura da qualidade precisa fazer parte da rotina das empresas.

 

4. Abordagem por processos

Esse princípio está diretamente relacionado com a gestão do conhecimento, ou seja, a forma como uma empresa gerencia seus processos e como alcança seus resultados. 

Esse método é fundamental para o bom andamento e excelência de um SGQ, pois o nível de perfeição de um produto ou serviço dependerá da qualidade do gerenciamento dos processos.

 

5. Melhoria contínua

O aperfeiçoamento contínuo de serviços e produtos pode e deve ser empregado à cultura organizacional. O propósito da melhoria contínua é aprimorar a satisfação dos stakeholders, pois quanto mais a empresa se empenhar em melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços, mais valor entregará para seu cliente.

 

6. Gestão de relacionamento

Estabelecer um bom relacionamento com as partes interessadas como, por exemplo, os fornecedores, é muito importante para identificar necessidades e evitar riscos que impactem as estratégias de negócio. Construir relacionamento com as partes interessadas favorece o senso de responsabilidade no que tange ao crescimento organizacional.

 

7. Tomada de decisão baseada em dados

A tomada de decisão baseada em informações, permite a segurança e eficiência das ações tomadas, pois com o auxílio de indicadores de desempenho é possível analisar quais fatores estão contribuindo com bons resultados e o que precisa de maior atenção e pontos de melhoria.

Nesse sentido, os conceitos de gestão da qualidade são fundamentais e devem ser vistos como estratégia de negócio. Lembre-se de que as certificações devem ser vividas e aplicadas todos os dias.  

Atrelados aos objetivos de negócio, os conceitos de qualidade trazem vantagens como o aumento da competitividade, organização e excelência nos processos de produção, potencialização dos resultados.

 

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