Conceitos da qualidade: tudo o que você precisa saber

POR PariPassu

Os conceitos da qualidade foram iniciados e introduzidos no Japão, pelo estatístico W. E. Deming, logo após a segunda guerra mundial a convite da empresa japonesa JUSE (Japanese Union of Scientists and Engineers). Desde então, esses conceitos de qualidade vem agregando valor para inúmeras empresas em todo o mundo.

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a Qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa, de maneira que atenda às exigências definidas pela ISO e, é claro, pelos seus clientes.

Para compreender um pouco mais sobre qualidade, neste post, abordaremos três conceitos fundamentais:

1 – Garantia de qualidade

A garantia de qualidade é uma forma de assegurar que os padrões e requisitos de qualidade operacionais já estabelecidos sejam utilizados em todos os processos futuros de desenvolvimento, seja de um produto ou serviço.

2 – Controle de qualidade

Este conceito é direcionado ao cumprimento de requisito de qualidade e é realizado, principalmente, através de uma inspeção. A inspeção de qualidade é um procedimento que analisa e avalia se os atributos de um produto ou serviço estão de acordo com os requisitos especificados para definir se há ocorrência de não conformidade.

3 – Gestão da qualidade  

A Gestão da Qualidade é a coordenação das atividades dos processos de produção e serviços para que sejam desempenhadas com qualidade.

Este gerenciamento visa obter excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos, tendo em mente que as dimensões da qualidade podem ser compreendidas como desempenho, confiabilidade, percepção, durabilidade, características, conformidade e atendimento. 

Em outro post, citamos a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade como uma das etapas da Gestão da Qualidade. Mas, para que um SGQ garanta excelentes resultados para o seu negócio é essencial que a equipe pratique e dê seguimento aos 7 princípios da qualidade:

  • Foco no cliente

    O cliente é parte interessada do seu negócio e desenvolver produtos e serviços pensados para eles  é uma estratégia vital para o crescimento de qualquer empresa.Uma boa prática para este princípio da qualidade é bastante simples: acorde na negociação as necessidades dos clientes, trate como requisitos fundamentais a serem cumpridos e realize inspeções de qualidade com ajuda de Fichas Técnicas (padrões estabelecidos na negociação).

  • Liderança

    A liderança é a capacidade de conduzir uma equipe de forma tática e direcionada para que o time realize suas tarefas com qualidade. Uma boa liderança possibilita o engajamento e o comprometimento dos colaboradores, assegura que todo o time esteja alinhado com os propósitos da empresa.

  • Comprometimento das pessoas

    A participação e comprometimento de todos, inclusive dos membros da alta gestão, contribui para um Sistema de Gestão da Qualidade eficaz. Colaboradores capacitados compreendem a importância da qualidade em suas atividades, desta forma, estão habilitados e preparados para alcançar as metas estabelecidas. Por isso, a Cultura da Qualidade precisa fazer parte da rotina das empresas.

  • Abordagem por processos

    Este princípio está diretamente relacionado com o conhecimento, a forma como uma empresa gerencia seus processos e como alcança seus resultados previamente planejados. Este método é fundamental para o bom andamento e excelência de um SGQ, pois o nível de perfeição de um produto ou serviço dependerá da qualidade do gerenciamento dos processos.

  • Melhoria Contínua

    O aperfeiçoamento contínuo de serviços e produtos pode e deve ser empregado à cultura organizacional. O propósito da melhoria contínua é aprimorar a satisfação dos stakeholders, pois quanto mais a empresa se empenhar em melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços, mais valor entregará para seu cliente.

  • Gestão de relacionamento

    Estabelecer um bom relacionamento com as partes interessadas como, por exemplo, os fornecedores, é muito importante para identificar necessidades e evitar riscos que impactem as estratégias de negócio. Construir relacionamento com as partes interessadas favorece o senso de responsabilidade no que tange ao crescimento organizacional.

  • Tomada de decisão baseada em fatos

    A tomada de decisão baseada em informações, permite a segurança e eficiência das ações tomadas, pois com o auxílio de indicadores de desempenho é possível analisar quais fatores estão contribuindo com bons resultados e o que precisa de maior atenção e pontos de melhoria.

Os conceitos de qualidade são fundamentais e devem ser vistos como estratégia de negócio. De nada adianta ter certificações e não aplicar os conceitos de qualidade no dia-a-dia da empresa.

Atrelados aos objetivos de negócio, os conceitos de qualidade trazem vantagens como o aumento da competitividade, organização e excelência nos processos de produção, resultando na potencialização dos resultados.

Gostou deste post? Então você também vai gostar do nosso Check List de Boas Práticas e aprender sobre as principais práticas adotadas por empresas que são referência em qualidade.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Como fazer o gerenciamento de fornecedores no varejo

    continue lendo
  • PariPassu

    3 dicas imbatíveis para um controle de estoque eficiente

    continue lendo