O comportamento coletivo para gerar resultados

POR PariPassu

No caminho das intenções de entendimento e alinhamento de interesses, li uma vez uma estória muito interessante e simples que gostaria de compartilhar.

“Duas crianças, juntas, encontram uma laranja e começam a discutir sobre quem deveria ficar com a fruta. Depois de muita conversa decidem que a fruta deve ser repartida ao meio e assim cada um recebe 50% da laranja. A primeira criança recebe sua parte, retira a casca para fazer um bolo e joga fora toda a polpa da fruta. A segunda criança, descasca a laranja, joga fora a casca e prepara um suco com a polpa”.

Em nosso cotidiano, vivenciamos esta situação várias vezes no mercado de alimentos.

Temos diversos pontos convergentes como, de entrega de valor, qualidade, redução de desperdício, segurança do alimento e ruptura, mas não conseguimos de forma genuína alinhar as intenções e interesses para um resultado eficiente, em todo o seu potencial.

Na rotina do dia-a-dia, as ações que constituem a base para o fim comum desejado, são esquecidas pelos líderes das organizações.

Se não houver uma mudança verdadeira no comportamento coletivo, com a intenção ativa de renegar o individualismo, teremos dificuldade para evoluir.

O comportamento coletivo em detrimento do individual, precisa fazer parte da cultura, de pessoas e organizações, e aplica-se a todos os participantes da cadeia de abastecimento, sem exceção!

O mercado evoluiu nestes últimos dez anos, mas de forma geral, as pessoas ainda se sentem insatisfeitas, pois sabem que pode ser melhor. A boa nova é que os grupos de indignados estão crescendo progressivamente e agindo para o fomento do bem.comportamento coletivo

No mês de março, durante o Balanço RAMA, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados, o professor Tejon, da ESPM, compartilhou uma informação muito importante: apenas 19% das pessoas tomam a frente dos movimentos e empreendem; outra parte imita e as segue (20%); e as demais esperam ou jogam contra (cerca de 60%).

Nós, PariPassu, estamos empreendendo para identificar os melhores caminhos com resultados coletivos, utilizando todo o conteúdo, casca, polpa e o que mais for possível, para gerar um valor consciente!

Estamos juntos neste caminho!

 Giampaolo Buso, Diretor Comercial da PariPassu

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

  • PariPassu

    Melhores práticas para inspeção de qualidade em varejos

    continue lendo
  • PariPassu

    Os 6 mandamentos de uma inspeção de qualidade

    continue lendo