Certificações de qualidade ou clientes: quem manda no seu negócio?

POR PariPassu

Os clientes e as certificações de qualidade são uma dupla muito importante para uma gestão da qualidade mais eficiente e o sucesso de uma organização, pois uma vez que a empresa compreende a importância do resultado que esta dupla pode gerar, estará realmente preparada para conquistar maiores resultados e se destacar no mercado em que atua.

Uma empresa só existe porque seus produtos ou serviços foram desenvolvidos a partir das necessidades de seus clientes. Neste post vamos te mostrar quem manda na sua empresa, seu cliente ou as certificações de qualidade!

No contexto de uma organização, o cliente é tomador de decisão.

Em uma organização existem inúmeras partes interessadas, ou stakeholders, que podem impactar ou ser impactadas por ela. O cliente é uma dessas partes interessadas, por isso o cliente manda e define critérios de qualidade que devem ser atendidos pelo seu negócio, assim como os outros stakeholders. Sem cliente não existe empresa!

Se o consumidor estiver insatisfeito com seu produto e deixa de comprá-lo, consequentemente seu cliente sofrerá queda nas vendas e deixará de comprar os produtos da sua empresa. O sucesso do seu cliente é que vai gerar excelentes resultados para o seu negócio!

Por isso, é muito importante ter dentro da organização processos de gestão da qualidade bem estruturados e efetivos, como a coleta de dados e indicadores baseados na satisfação do cliente e em parâmetros de qualidade esperados por ele, por exemplo.

E as certificações de qualidade, também mandam no negócio?

Sim, as certificações de qualidade também mandam em um negócio, são elas que comprovam as competências técnica e gerencial de uma empresa, regulamentam os processos e os critérios de inspeção da qualidade.

As normas vão muito além de seguir regras para cumprir os requisitos solicitados por um fornecedor. É uma poderosa ferramenta que traz inúmeros benefícios como, melhorias no processo de gestão da qualidade, qualifica a imagem institucional da empresa, reduz perdas, eleva o nível de comprometimento dos colaboradores com a qualidade, entre outros.

O resultado de se ter as certificações de qualidade atreladas à estratégia do seu negócio é o aumento de desempenho da gestão da qualidade na empresa e  satisfação do cliente. Quanto melhor a experiência do cliente, mais fiel ele ficará ao seu produto e sua empresa terá mais chances de alcançar uma nova audiência por indicação.

O poder que os clientes e as certificações de qualidade exercem dentro de uma organização, agrega valor no produto que é entregue para o consumidor final. Não tem como definir quem manda mais, na verdade o que garante o sucesso de um produto conforme é a combinação dos critérios definidos pelos dois.

As organizações que buscam corresponder às necessidades dos clientes e também atender aos critérios estabelecidos pelas normas de qualidade, além de se posicionar à frente de sua concorrência, conseguem atingir resultados exponenciais!  

Gostou deste post? Então compartilha com a gente se sua empresa dispõe de alguma certificação de qualidade e quais ela possui.

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