Certificações de qualidade ou clientes: quem manda no seu negócio?

POR PariPassu

Não pode ler no momento, que tal experimentar ouvir este post para saber qual é o grau de importância das certificações de qualidade e dos seus clientes para o seu negócio? Basta clicar no player abaixo!

Os clientes e as certificações de qualidade são uma dupla muito importante para uma gestão da qualidade mais eficiente. Quando uma empresa, a partir da combinação destes dois fatores define indicadores estratégicos, estará mais preparada para conquistar maiores resultados e destaque no mercado em que atua.

Uma empresa só existe porque seus produtos ou serviços foram desenvolvidos para atender as necessidades de seus clientes. Neste post vamos te mostrar quem manda na sua empresa, seu cliente ou as certificações de qualidade.

O cliente é o maior tomador de decisão da sua empresa

Em uma empresa existem inúmeras partes interessadas, ou stakeholders, que podem impactar ou ser impactadas por ela. O cliente é uma das partes interessadas, por isso, o cliente manda e define critérios de qualidade que devem ser atendidos pelo seu negócio, assim como os outros stakeholders. Sem cliente não existe empresa!

Se o consumidor estiver insatisfeito com seu produto e deixa de comprá-lo, consequentemente, o seu cliente sofrerá queda nas vendas e poderá deixar de comprar os produtos da sua empresa. O sucesso do seu cliente é que vai gerar excelentes resultados para o seu negócio!

Por isso, é muito importante ter um processos de gestão da qualidade bem estruturado e efetivo, como a coleta de dados e indicadores baseados na satisfação do cliente e em parâmetros de qualidade esperados por ele, por exemplo.


E as certificações de qualidade também mandam no negócio?

Sim, as certificações de qualidade também mandam em um negócio, são elas que comprovam as competências técnicas e gerenciais de uma empresa, regulamentam os processos e os critérios de inspeção da qualidade.

As normas vão muito além de seguir regras para cumprir os requisitos solicitados por um fornecedor. São poderosas ferramentas que trazem benefícios, por exemplo, melhorias no processo de gestão da qualidade, qualificação de fornecedores, redução de perdas e contribui o comprometimento dos colaboradores com a qualidade.

O atendimento às necessidades dos clientes e aos requisitos de certificações de qualidade podem, juntos, agregar valor aos produtos.

Não é possível escolher entre um e outro, na verdade, o que garante o sucesso de um produto conforme é a combinação dos critérios estabelecidos entre os dois.

As empresas que buscam corresponder às necessidades dos clientes e também atender aos critérios estabelecidos pelas normas de qualidade, além de se posicionar à frente de sua concorrência, conseguem atingir resultados exponenciais.  

Gostou deste post? Então compartilha com a gente se sua empresa possui uma certificação de qualidade.

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