Avaliação de fornecedores: 2 excelentes métodos que você precisa testar

POR PariPassu

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A avaliação de fornecedores é primordial para o bom funcionamento do seu negócio. Em outro post, aqui em nosso blog, falamos sobre os benefícios de investir na gestão de fornecedores e como as atividades deles podem impactar nos resultados da sua empresa.

Aquilo que o fornecedor entrega é parte essencial para o andamento adequado dos processos internos e, por isso, é muito importante que a sua empresa tenha conhecimento sobre quem são seus fornecedores, avaliá-los e também estabelecer relacionamento para uma parceria duradoura.

Ressaltamos também que, para o sucesso desta parceria entre empresa e fornecedor, além da transparência e confiabilidade, é preciso observar a qualidade do produto ou serviço entregue e não somente o preço. Um fornecedor pode ofertar menor preço e também apresentar baixa qualidade de serviço e este não é um cenário interessante.

Para tornar o processo de Avaliação de Fornecedores mais eficiente, no que tange a classificação e tomada de decisão, elencamos 2 excelentes métodos de avaliação de fornecedores que você precisa experimentar na sua empresa.

1 –  Questionário de avaliação de fornecedores

Elabore um questionário de avaliação de fornecedores e atribua uma nota a cada vez que forem avaliados. Nesse questionário utilize algumas perguntas como:

  • O fornecedor possui certificações de qualidade?
  • A empresa do fornecedor utiliza sistema de rastreabilidade de produtos?
  • Qual o volume de entrega?
  • Qual o volume de devolução dos produtos?
  • Este fornecedor entrega os produtos dentro do prazo estabelecido?
  • Os produtos deste fornecedor estão dentro dos padrões de qualidade desejados?

A partir das notas obtidas por cada fornecedor nos questionários de avaliação, crie classificações para cada faixa de pontuação. Alguns exemplos de classificações que podem ser utilizadas são: fornecedor A, B, C; fornecedor 1, 2 e 3 ou até mesmo Fornecedor Excelente, Bom e Ruim.

Usando indicadores formados a partir das notas e classificação de cada fornecedor, faça uma comparação de desempenho entre eles de acordo com o impacto que os produtos adquiridos têm para o seu negócio.

Com estes dados dispostos de maneira com que você conheça e analise facilmente seus fornecedores, é possível eliminar aqueles com baixo desempenho, deixá-los em stand by em um banco de dados ou iniciar um projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos.

As notas obtidas por cada fornecedor na Avaliação de Fornecedores permitem acompanhar cada um deles ao longo do tempo e aproveitar as melhores oportunidades de mercado, possibilitando a negociação de preços e prazos com maior segurança.

2 – Indicadores de desempenho ou Kpi’s

O indicadores de desempenho ou KPI’s, sigla utilizada para o termo em inglês, Key Performance Indicator, são indicadores que podem ser utilizados na avaliação de fornecedores para medir o seu desempenho operacional em processos determinados. Utilize os KPI’s para avaliar aspectos como:

  • Qualidade

Para que a empresa consiga suprir às necessidades de seus clientes, o produto fornecido deve atender critérios de qualidade anteriormente estabelecidos. Conferir se a empresa fornecedora cumpre os requisitos direcionados à garantia da qualidade do produto é fundamental para garantir a entrega de produtos dentro do padrão que sua empresa espera.

  • Pontualidade

Realizar um acompanhamento de fornecedores regularmente evita que erros como divergência de informações na nota fiscal, valores e prazos aconteçam, por exemplo. Quando o fornecedor não possui processos logísticos bem estruturados, acaba gerando prazos ilusórios e afetando o período de entrega combinado.

  • Atendimento

Sabemos que para muitas empresas fornecedoras o calcanhar de aquiles está no atendimento ao cliente. Assim como a transparência e a confiabilidade, mencionadas no início do post, o atendimento também é um dos pontos principais para que a parceria entre empresa e fornecedor seja um sucesso.

Este indicador irá te ajudar a priorizar fornecedores que tenham atendimento e suporte de qualidade e os que possuírem um melhor tempo de resposta em casos de não conformidades relacionadas com as entregas.

  • Cotações

Escolha fornecedores que entreguem produtos que favoreçam uma ótima posição no mercado em que a empresa atua e que também colaborem com a sustentabilidade do seu negócio. Não fique preso a uma única cotação, evite o risco de variações imprevistas de preços.

Faça  pelo menos três ou mais cotações. Compare prazos de entrega, características de qualidade do produto ou serviço fornecido e analise criteriosamente as condições de pagamento. Lembre-se, a saúde financeira do seu negócio está diretamente relacionada com este KPI!

Utilizando um modelo de indicador que mostra estas informações de maneira simples e prática, vai ajudar a tomar uma decisão voltada para a estratégia do seu negócio.

A utilização de métodos de avaliação de fornecedores, além de evitar a compra de um produto em desacordo com às necessidades da sua empresa, tem como objetivo confirmar o valor agregado que um determinado fornecedor traz para seu negócio.

Agora que você já conhece esses 2 excelentes métodos de avaliação, compartilhe com a gente quais métodos de avaliação você utiliza no seu negócio!

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